Prefeitura de Ituverava, SP, diz que aguarda fim das chuvas para resolver problema de asfalto que cedeu
02/02/2024
(Foto: Reprodução) Problema acontece na Rua Rotary, que passou por recapeamento no ano passado, mas obra cedeu com temporal no começo do ano. Na semana passada, massa voltou a se soltar por causa da água. Moradores de Ituverava reclamam de obra que custou R$ 500 mil
Um mês depois que um forte temporal atingiu Ituverava (SP) e fez com que o asfalto recém-colocado na Rua Rotary cedesse, moradores ainda precisam lidar com as placas soltas pelo caminho.
A obra, orçada em R$ 510.144,05, começou em março do ano passado, com troca das galerias e recapeamento, e foi concluída em novembro, após ter de ser refeita em outubro.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Quase 20 dias após chuva forte em Ituverava (SP), asfalto ainda está se soltando de rua recém recapeada
Lindomar Cailton/EPTV
Secretário de obras de Ituverava, João Geraldo Coimbra Júnior informou que os serviços para reconstrução da via só devem ser retomados quando o período de chuvas terminar.
"Enquanto não melhorar [o tempo], é muito arriscado a gente concluir esse trabalho. Gostaríamos de fazer esse trabalho quando desse uma melhorada no tempo, pra não termos problemas novamente, dar o tempo de cura do asfalto".
Asfalto foi arrancado com chuva em Ituverava (SP)
Lindomar Cailton/EPTV
Há duas semanas, choveu forte novamente na cidade e uma moradora revelou à EPTV, afiliada da TV Globo, que teve de acordar de madrugada para recuperar os móveis, depois que a casa foi invadida pela água.
"Vem chuva, vem temporais e o asfalto vai água abaixo. A gente fica com medo de perder nossos bens e até zelando pela nossa vida, porque essa rua, de estrutura, não tem nada", diz o estudante Paulo Victor Alves de Silva.
Moradora de Ituverava (SP) teve cômodos invadidos por água durante temporal na semana passada
Arquivo pessoal
Prefeitura diz que vai cobrar empresa
Ainda segundo o secretário de obras de Ituverava, o serviço na Rua Rotary ainda está em fase de estudos, mas ele disse que vai cobrar da empresa responsável melhor qualidade do asfalto e cumprimento da lei que exige espessura de, pelo menos, três centímetros de asfalto em obras públicas.
"Já contatamos a empresa que foi responsável pela obra e estamos em conjunto com nosso departamento de engenharia para retomar o asfalto".
No começo de janeiro, quando o asfalto foi carregado pela enxurrada que atingiu a região, o repórter Kelven Melo mediu pedaços da massa solta e nenhum deles apresentou a altura especificada.
Partes do material com um centímetro de espessura foram levadas ao secretário, mas ele questionou a avaliação.
Asfalto novo danificado em rua de Ituverava, SP, após chuva
Lindomar Cailton/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região